O leite segue como o principal vilão do aumento do custo de vida do brasileiro.
22/08/2016 12:29 em Novidades

 

A alta no preço da bebida passou de nove por cento, na segunda medição de agosto do Índice Geral de Preços Mercado, o IGP-M, apurado pela Fundação Getúlio Vargas.

O aumento é consequência do que acontece no campo.

Primeiro porque, no inverno, os pastos ficam secos e os criadores precisam gastar mais dinheiro com alimentação para o gado. Segundo porque o preço do milho, principal produto da ração, está nas alturas.

Além do leite, também passaram a pesar mais no bolso do brasileiro os perfumes, o plano de saúde, as refeições fora de casa e a tarifa do telefone celular. Por outro lado, alimentos como batata, tomate, alface e cebola ficaram mais baratos.

No geral, o IGP-M subiu apenas 0,09 por cento, na segunda medição de agosto.

Além dos preços cobrados diretamente dos consumidores, a FGV leva em conta o custo da construção civil, que cresceu 0,19 por cento. E ainda os custos dos produtores, que, na média, estão menores.

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