Secretaria de Saúde informa sobre a Febre Amarela
19/01/2018 10:18 em Formiga

     A Secretaria Municipal de Saúde divulgou nota hoje informando sobre a Febre Amarela, que tem deixado os brasileiros em alerta devido a óbitos ocorridos pelo país nos últimos dias devido à doença. Ela é causada por vírus, transmitido pelo mosquito da espécie haemagogus janthinomys, onde os macacos são os hospedeiros naturais. No entanto, os primatas não transmitem a febre amarela, somente pela picada do mosquito, nas áreas rurais. Já nas áreas urbanas, o Aedes Aegypti é o principal transmissor e reservatório do vírus que causa a Febre Amarela Urbana (FAU).

            De acordo com a diretora de Vigilância e Saúde da secretaria, Ana Dalva da Costa, a doença é febril, de curta duração (no máximo 12 dias) e gravidade variável. "O quadro clínico tem início com febre alta, dor de cabeça intensa, dor no corpo (mialgia), náuseas, vômitos e icterícia (cor amarelada da pele) e algum tipo de sangramento durando aproximadamente de 3 a 7 dias."

 

Vacinação 

A única forma de não ter a Febre Amarela é através da vacina. Ela está disponível em todas as unidades básicas de saúde de Formiga. "Apenas uma dose da vacina vale para a vida toda. Por isso, é importante o cartão de vacina, pois é nele que está registrada a dose da vacina contra a Febre Amarela", ressaltou Ana Dalva. 

A vacina existe no Brasil desde 1920, mas em Formiga ela foi implantada em 1998. Minas Gerais adota a aplicação da dose integral (0,5 ml). Já os estados da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo adotam a dose fracionada. 

Segundo diretora de Vigilância e Saúde da secretaria, em Formiga, ainda não ocorreu nenhum caso suspeito ou confirmado da doença, mas é importante que a população, que não tem dose registrada no cartão, procure a unidade de saúde para vacinar ou receber orientações. 

"O combate começa pela pessoa. Ela deve orientar sua família, vizinhos e amigos e tomar atitudes, fazendo a sua parte. É preciso encontrar o seu cartão de vacina e se vacinar. Caso já tenha recebido a dose, não deve tomar outras em excesso, porque podem trazer efeitos graves. Além disso, é muito importante que a pessoa elimine os possíveis criadouros, mantendo as caixas d'água tampadas e vasos de plantas, pneus, calhas e garrafas sem água parada."

 

Categorias de vacinação

 

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais estabeleceu três categorias para vacinação conforme a situação epidemiológica encontrada nas cidades. A "categoria 1" é para municípios que não possuem rumor de epizootias (morte de macacos) e casos humanos e não são limítrofes com regiões que possuem casos humanos. A "categoria 2" é para cidades com rumor ou epizootias em investigação e que são limítrofes a regiões com casos humanos e epizootias confirmadas. Já a "categoria 3" é para municípios com casos/óbitos humanos ou epizootias confirmadas para Febre Amarela.

Conforme informou Ana Dalva, a situação de Formiga se enquadra na "categoria 2". Nesse caso, a Secretaria de Estado de Saúde orienta tomar a seguinte conduta: vacinação será intensificada na rotina, sendo que, na zona rural, ela deverá ser realizada casa a casa. Além disso, avaliar a caderneta de vacinação e administrar as doses de acordo com a situação vacinal de cada pessoa.

 

Saiba quem pode ou não receber a vacina contra a Febre Amarela:

 

·        A partir dos 9 meses não vacinado: uma dose

·        A partir dos 9 meses com pelo menos uma dose: considerar vacinado

·        Gestante não vacinada: deverá ser vacinada somente se for se deslocar para área com transmissão ativa da doença

·        Gestante vacinada: não administrar nenhuma dose. Considerar vacinada

·        Mulher amamentando criança menor de 6 meses não vacinada: deverá ser vacinada somente se for se deslocar para área com transmissão ativa da doença. Suspender o aleitamento materno por 10 dias após a vacinação.

·        Mulher amamentando criança menor de 6 meses vacinada: não administrar nenhuma dose. Considerar vacinada

·        Pessoa acima de 60 anos não vacinada: deverá ser vacinada somente se for se deslocar para área com transmissão ativa da doença. É fundamental que o serviço de saúde faça a avaliação, perguntando se a pessoa não se enquadra nas contraindicações antes de administrar a vacina

·        Pessoa acima de 60 anos vacinada: não administrar nenhuma dose. Considerar vacinada.

 

Vacinação na Zona Urbana contra Febre Amarela em janeiro:

 

Unidade

Dia da semana

Horário

Rosário I

Quarta-feira

17:00 às 19:00

Bela Vista

Segunda-feira e Quinta-feira

17:00 às 19:00

Alvorada

Quarta-feira

17:00 às 19:00

Rosário II

Segunda-feira

17:00 às 19:00

Cidade Nova

Quarta-feira

17:00 às 19:00

Engenho de Serra

Quinta-feira

17:00 às 18:00

Sousa e Silva

Segunda-feira

17:00 às 19:00

Nirmatele

Segunda-feira

17:00 às 19:00

Abílio Coutinho

Terça-feira

17:00 às 19:00

Água Vermelha

Quarta-feira

17:00 às 19:00

Areias Brancas

Atendimento está sendo realizado no posto do Bela Vista (Segunda e Quinta-feira)

17:00 às 19:00

Vargem grande

Terça-feira

17:00 às 19:00

Sagrado Coração

Quinta-feira

17:00 às 19:00

Vila Didi

Quarta-feira

17:00 às 18:00

Diego Solto

Segunda-feira

17:00 às 19:00

Centro

Segunda-feira

17:00 às 19:00

Geraldo Veloso

Segunda-feira 15/15 dias

16:00 às 20:30

 

 

Na Zona Rural, a vacinação será realizada entre o dia 29 de janeiro e 9 de março, de casa em casa. A equipe de enfermeiros e técnicos já está montada para o trabalho. O cronograma com datas e locais será divulgado na próxima terça-feira.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!