Cidades mais populosas do Centro-Oeste de MG têm métodos distintos para controlar transparência pública
28/06/2017 00:19 em REGIONAL CENTRO OESTE

programa Brasil Transparente foi criado em 2013 pela Controladoria-Geral da União (CGU) para auxiliar Estados e Municípios na implementação das medidas de para a transparência pública. No Centro-Oeste, Bom Despacho, Formiga e Lagoa da Prata aderiram ao programa e duas delas se destacam em Transparência.

As quatro cidades mais populosas da região - Divinópolis, Nova Serrana, Itaúna e Pará de Minas não aderiram ao programa. O G1 aguarda o posicionamento de parte das Prefeituras.

A CGU divulgou a terceira versão da Escala Brasil Transparente (EBT 3.0), onde foram avaliados 2.355 entes federativos, sendo 2.301 municípios, entre eles todas as 27 capitais dos 26 estados e o Distrito Federal. Na avaliação dos Estados, Minas Gerais ficou em 14º lugar em transparência.

No Centro-Oeste, Bom Despacho foi a cidade que recebeu a melhor avaliação em transparência, com 9,16 em uma escala de 10, ficando em 11º lugar em todo o estado. A assessoria do Município informou que, desde 2013, vem sendo realizado um trabalho com objetivo de facilitar o acesso da população às informações públicas.

Desde então, várias melhorias foram desenvolvidas, como a reformulação do Portal da Transparência, efetivação da Ouvidoria, implantação do Serviço de Informação ao Cidadão (e-SIC), criação do Diário Oficial do Município (DOMe) e do Boletim Administrativo do Poder Executivo (Bape).

O prefeito da cidade, Fernando José Castro Cabral, destacou que Bom Despacho está na frente de grandes cidades, como Brasília, Florianópolis, Salvador, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!