O resultado do último Levantamento de Índice Rápido (Liraa) realizado pela Superintendência Regional de Saúde fez com que o prefeito Eugênio Vilela decretasse estado de emergência em Formiga.
O resultado do levantamento foi 6,4%, considerado, pelo Ministério da Saúde, de alto risco de infestação do mosquito Aedes aegypti.
“A medida visa intensificar os trabalhos para coibir a proliferação do mosquito, que tem um rápido ciclo de reprodução.
Se continuarmos com índices altos como esse, podemos enfrentar um surto de dengue no futuro”, informou o secretário municipal de Saúde, José Geraldo Pereira.
Outra medida tomada para conseguir mobilizar Formiga contra a dengue foi convocar uma reunião extraordinária da Câmara Municipal para apreciar um projeto de lei. Atualmente, o município possui uma lei que autoriza a Prefeitura contratar pessoal para trabalhar em situações de surto e calamidade pública.
A proposta enviada ao Legislativo prevê autorizar a contratação também em estado de emergência. O projeto de lei viabilizará a contratação de agentes de controle de endemias, que deverá ocorrer por meio de processo seletivo específico e simplificado, em caráter de urgência. A sessão extraordinária ocorrerá nesta segundafeira (23), às 14h